bot

Compliance e ESG- Blockchain como solução

blockchain como solução

Você vê blockchain como solução para compliance?

Se você já tentou captar recursos para sua empresa, certamente já ouviu falar da sigla ESG. Ou Environmental, Social and Governance (Ambiente, Social e Governança). Isso porque, cada vez mais o tema se faz presente na mesa de grandes investidores.

Primeiramente, não é novidade que um dos desafios da atualidade é lidar com esses três aspectos. De fato, governos do mundo todo se reúnem frequentemente para discutirem como atacar esses problemas no âmbito global.

Portanto, os grandes financiadores de projeto mundo afora cobram das empresas mais esforços nesse sentido. Assim, pode se observar o cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade social e o compromisso ético. Finalmente, com estes conceitos expressos nos valores das empresas, temos o que se convencionou chamar de governança corporativa.

Blockchain como solução de Compliance

Uma empresa comprometida com esses preceitos estará se alinhando com as mais recentes exigências de investidores e consumidores.

No entanto, as palavras por trás da sigla ESG, por si sós, representam apenas bonitas referencias abstratas.

Por isso, é necessário um programa estruturado e transparente de compliance. Assim, consumidores e investidores podem ter a certeza de que estão direcionando seu dinheiro para a causa que querem. Ou seja, é uma forma de comprovar que a empresa está em conformidade com os valores que ela diz acreditar.

Entendendo a Blockchain

Para tanto, não há tecnologia tão apropriada como a Blockchain. Nela, há inúmeros computadores ligados em rede e submetidos a um protocolo comum. E eles criam e alocam blocos de dados, um a um, em uma cadeia temporal.

Assim, cada bloco contém informações sobre uma quantidade limitada de transações. Ademais, os computadores da rede as validam, uma a uma, e encerram aquele bloco de dados. Então, eles permitem a criação de um próximo bloco ao entrarem em consenso sobre a veracidade de cada transação.

Um bloco encerrado passa a ser imutável e fundamental para a validação do próximo elo da corrente de blocos. Então, um registro de todas as transações até aquele bloco é distribuído para cada computador da rede. Dessa forma, todos passam a ter todo o histórico das operações realizadas naquela blockchain.

Portanto, a rede garante que as próximas operações organizadas temporalmente no próximo bloco sejam passíveis de verificação por todos. E todos os computadores daquela rede precisam entrar em consenso para que o bloco possa ser encerrado e validado.

Blockchain como solução na prática

Criação da blockchain

Inicialmente, a blockchain como solução foi usada para criação de moedas digitais. A mais popular foi o Bitcoin. Em suma, a rede fornecia aos donos dos computadores que a compunham uma remuneração. Ela serve para que estes computadores se prestassem ao serviço de validação dos blocos de dados. Assim, cada vez que um bloco é encerrado, o algoritmo da rede Bitcoin disponibiliza uma nova quantidade de Bitcoins. E então, estas moedas são distribuídas nos endereços digitais (carteiras) de cada computador.

A partir de então, estes Bitcoins poderem ser transferidos para a carteira de qualquer outro computador que se junte à rede.

Uso de bitcoins

Foto profissional grátis de alerta, alteração, alternância

Imaginemos o que acontece no próximo bloco após a geração dos primeiros Bitcoins. Digames que o dono do computador A quisesse enviar 1 BTC ao dono do computador B. Dessa maneira, ele envia um comando de transferência assinado pela sua senha à rede Bitcoin. Nos dados constam a quantidade de BTC a ser transferida (1), o endereço da carteira que envia e o da carteira de destino. Então, a rede processa a transação. Depois, envia um relatório com o histórico de todas as transações até aquele momento para todos os computadores da rede. Por fim, fecha o bloco.

Com isso, no próximo bloco, todos os participantes da rede tomam conhecimento das transações. Ou seja, saibem que o endereço A tem 1 BTC a menos, e que o endereço B tem 1 BTC a mais.

Evidentemente, pode haver tentativa de fraudar o sistema. Contudo, os computadores da rede precisam concordar com qualquer transação nova para a sua realização. Assim, o bloco uma vez fechado é imutável e distribuído de forma descentralizada para uma infinidade de computadores. Portanto, é praticamente impossível que algum usuário consiga fraudar o sistema e realizar transações falsas.

Exemplos de blockchain como solução

compliance

Exemplos de uso para Compliance

É possível aplicar a mesma lógica para qualquer tipo de sistema de validação. Isto é, uma empresa pode querer certificar que seus produtos são ecologicamente corretos. E, para isso, utilizar a blockchain para rastrear toda sua cadeia de suprimento.

Certificação de produtos orgânicos

Por exemplo, imagine que um supermercado compre verduras e legumes orgânicos de uma distribuidora. E esta, por sua vez, compra de produtores com certificação orgânica. Com blockchain é possível gerar um código digital (token) que represente cada unidade orgânica vendida. Assim, o cliente pode passar a exigir este código marcado na embalagem. Com isso, tanto o cliente, quanto o supermercado ou o distribuidor, poderiam verificar a procedência do produto. A certificação de produtos orgânicos estaria registrada na rede pública da Blockchain. Bem como informações importantes daquele produto tais quais origem, data de colheita, etc.

Certificação de produtos que passam por transformação

O mesmo é possível com produtos que sofrem transformação.

Do mesmo modo, a indústria pode receber dos produtores ecológicos, orgânicos ou de determinada origem social.

Então, um código verificável acompanha os produtos. Os interessados publicam um software (smart contract) na blockchain de maneira imutável e auditável. Com isso, o sistema emite um novo token se houver a transferência do token do produto original ao smart contract.

Assim, um produto pode ser rastreado com alto grau de confiança para saber se tem origem ecológica. Tal como analisar se há origem em uma determinada comunidade que o cliente ou investidor gostaria de apoiar.

Registros de empresa – Compliance

Ademais, é possível certificar documentos internos de uma organização ou governo em relação a integridade e data. Tudo isso através do uso combinado de técnicas de criptografia e blockchain.

Ou seja, a governança corporativa também ganha um poderoso aliado. Pois é possível arquivar os registros da empresa, sejam eles livros contábeis, atas, fotos, quaisquer formulários ou documentos digitalizáveis. E códigos garantem sua integridade e autenticidade. Bem como a data em que foram armazenados, dificultando a fraude de documentos e de procedimentos.

Gostaria de elevar sua empresa a um novo patamar de governança e acessar clientes e investidores mais exigentes e qualificados? A gente RESOLVE pra você!

Para conhecer melhor os nossos serviços, ligue 11 3135-6457. Estamos localizados na R. Fidêncio Ramos, 100, Vila Olímpia, São Paulo – SP.

Últimas do Blog

Mais posts

Categorias

Tags

Newsletter

Peça um orçamento

Que saber como podemos te ajudar? Então, não perca tempo.
Entraremos em contato o mais rápido possível para trazer soluções customizadas para a sua necessidade.

Qual forma de contato prefere?
plugins premium WordPress